Professores internacionais lideram oficinas no 30º Festival de Inverno de Domingos Martins

Com 170 horas de formação, oficinas celebram a essência do evento nas Montanhas Capixabas

| Assessoria de Comunicação | Atualizado em 16/07/2025.

O tradicional Festival Internacional de Música Erudita e Popular de Domingos Martins chega à sua 30ª edição com uma proposta pedagógica robusta. O evento, que começou no último dia 11 e segue até 20 de julho, conta com renomados professores internacionais à frente das oficinas formativas, além de músicos e educadores de diversas partes do Brasil. Ao todo, são 170 horas de oficinas, com 38 professores e dois pianistas acompanhadores envolvidos na programação.

Entre os destaques do corpo docente internacional está o violoncelista inglês David Chew, referência mundial no instrumento. Radicado no Brasil desde 1981, Chew foi integrante das prestigiadas Orquestra da BBC e London Mozart Players, além de ter fundado importantes grupos como o Rio Cello Ensemble. Com carreira marcada por turnês internacionais, gravações e prêmios, ele é também diretor artístico do Rio International Cello Encounter (RICE), um dos maiores festivais de violoncelo do mundo.

Outra presença de peso é a da violinista portuguesa Sofia Leandro, que une sólida formação acadêmica à atuação em projetos sociais. Doutora pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sofia leciona na Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) e coordena o programa de extensão “Pequenos Grandes Violinistas”, que oferece aulas de violino a crianças e jovens. Com atuação destacada em festivais nacionais e internacionais, a violinista é reconhecida por seu trabalho com música contemporânea e repertório da lusofonia.

O Festival também recebe músicos do prestigiado The Jazz Collective – Miami/EUA, grupo composto pelos mais talentosos jovens músicos de jazz da cidade americana. Além dos shows no Palco Principal do evento, a formação, liderada por Zach Larmer, participa da programação de oficinas com a masterclass “Por dentro do The Jazz Collective – Miami/EUA: um ensaio ao vivo e conversa sobre a arte de tocar em conjunto”. A atividade visa compartilhar a experiência prática da música em grupo, com ênfase na escuta e na improvisação — fundamentos do jazz.

Com coordenação pedagógica de Marcelo Coelho e apoio da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), na pessoa do maestro Fabiano Araújo, as oficinas acontecerão até o próximo dia 18 de julho. Elas são realizadas em diferentes espaços da sede de Domingos Martins, exceto a oficina de dança folclórica italiana, que acontecerá no distrito de Pedra Azul, em Aracê.
As oficinas estão organizadas em categorias voltadas a diferentes públicos e faixas etárias: Instrumento/Canto de Música Erudita; Prática de Conjunto de Música Erudita; Instrumento/Canto de Música Popular; Prática de Conjunto de Música Popular; o famoso “Festivalzinho”- Musicalização Orquestral (crianças de 4 a 6 anos) e Orquestra de Papel (crianças de 7 a 12 anos); e Arte com Voz – Capacitação em Produção Cultural e Direito Autoral, esta última voltada a produtores culturais e interessados em editais públicos de cultura.

Professores nacionais e repertório diversificado
No corpo docente nacional, nomes de referência também estarão presentes. O percussionista Bruno Santos (MG), por exemplo, é doutor em Música pela Universidade de Aveiro (Portugal) e professor da UFSJ. Com carreira internacional, atuou como professor em universidades brasileiras como a Federal de Ouro Preto e a Unila, e participou de festivais em países como Alemanha, França, Bélgica e Espanha. Ao lado de Sofia Leandro, integra o Duo de violino e percussão, com foco em repertórios contemporâneos e latino-americanos.

Confira alguns currículos dos professores no Menu Oficinas/Professores.

Coloque na agenda!

Sobre o MCC&VB- O Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau é uma Instância de Governança sem fins lucrativos que colabora para o desenvolvimento sustentável do turismo nos dez municípios da região associados: Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante.

A entidade é mantida pela iniciativa pública (prefeituras, governo do Estado, através das secretarias de Turismo, no Governo Federal, com o Ministério de Turismo, Embratur/e órgãos do Sistema S) e privada, com a contribuição das mensalidades de associados e patrocínios. Foi constituída em 05 de maio de 2006, sob a forma de associação, e tem por objetivo a captação e geração de eventos de alcance regional, nacional e/ou internacional, o desenvolvimento do turismo nas suas diversas modalidades, a defesa e proteção do meio ambiente, do artesanato e do patrimônio cultural artístico, religioso, histórico e do turismo rural da Região Turística Montanhas Capixabas.

A missão do Convention está em consonância com o programa de Regionalização do Ministério do Turismo que visa descentralizar as ações e assim trabalhar os municípios com características similares de forma regionalizada, construindo um destino turístico com planejamento e organização. A atual diretoria conta com Valdeir Nunes (presidente), Ana Venturim Porto (vice-presidente de Administração e Finanças), Leandro Carnielli (vice-presidente de Relações Institucionais), Cláudio Chieppe (vice-presidente de Sustentabilidade e Inovação) e Andreia Rosa (diretora executiva).

Compartilhar Conteúdo